10 dicas para garantir o bolo perfeito

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Bolo simples, de festa; bolo de cenoura, de chocolate.. Bolo é aquela preparação simples, mas se você não tiver com os ingredientes corretos e não seguir à risca a receita, a sua massa vai desandar e o final disso tudo vai ser trágico. Por isso preparamos 10 dicas valiosas para não ter erro nenhum na hora de preparar seu bolo perfeito, sabe, aquele bolo fofinho, alto e dourado, humm… Vamos lá!

  1. Pré-aqueça o forno 20 minuntos antes! Assim seu forno vai fica totalmente aquecido e seu bolo vai assar de maneira uniforme. Os bolos crescem mais se forem assados logo após o preparo.
  2. Unte a assadeira com margarina ou manteiga e polvilhe com farinha de trigo ou açúcar, caso o bolo seja de chocolate polvilhe com chocolate em pó ou cacau em pó. Isso evita que o bolo grude ao ser desenformado da assadeira.
  3. Ovos, leite e manteiga não devem estar gelados, use sempre os ingredientes em temperatura ambiente. Os resultados serão perfeitos.
  4. Peneire sempre os ingredientes secos, como: farinha de trigo, açúcar, fermento, chocolate em pó.. para não empelotar. Isso faz com que os ingredientes se misture com facilidade.
  5. Se a receita de bolo pedir claras em neve, bata as claras até que fique firmes, ao ponto de você virar a tigela e as claras não cair. Importante também é limpar sempre com limão o recipiente onde você vai bate as claras. O limão tira qualquer resquício de gordura, fazendo suas claras crescerem perfeitamente.
  6. E misture delicadamente as claras em neve à massa. O certo é ir misturando as claras aos poucos, sempre com uma espátula ou colher de pau do meio para fora e debaixo para cima.
  7. Nunca coloque massa demais na assadeira, se não seu bolo vai crescer e vai transborda da assadeira. Preencha pela metade!
  8. Posicione a forma do bolo no centro do forno. Isso irá garantir uma boa circulação de ar ao redor durante o cozimento.
  9. Não abra o forno com o bolo assando ainda..  Antes disso, o bolo certamente vai solar e não vai crescer mais.
  10. Para verificar se um bolo está assado, introduza um palito no centro, não nas laterais. Se ele sair limpo, o bolo está pronto; se o centro do bolo ainda estive cru, continue a assar por mais alguns minutos em fogo baixo. Bolo pronto, retire rapidamente do forno. Nunca deixe o bolo esfriando dentro do forno ainda quente, isso deixa o bolo totalmente seco.

Essas dicas vale para preparações de qualquer tipo de bolo. Quero ver todo mundo fazendo bolos lindos! 😘

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s