A diferença entre manteiga e margarina

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Durante as compras, é bem possível que você tenha passado pelo freezer do mercado e tenha se perguntado: levo margarina ou manteiga? E, por não conhecer as diferenças entre os dois produtos, você acabou escolhendo qualquer um deles. Pois bem, depois de ler este post, isso não vai mais acontecer, pois vamos lhe explicar, finalmente, o que difere um do outro.

Primeiramente, saiba que, em excesso, as duas podem fazer mal à saúde, uma vez que a margarina é repleta de gordura trans e a manteiga é rica em gordura saturada e colesterol. Portanto, independentemente de qual delas você goste mais, consuma-as com moderação.

Em relação às composições das duas, as diferenças crescem. Enquanto a manteiga é a nata do leite batida, a margarina é produzida artificialmente por meio da hidrogenação de óleos vegetais. Por isso, a duração da margarina é maior do que a da manteiga.

As margarinas são maiores fontes de gorduras trans do que a manteiga e auxiliam no aumento do colesterol plasmático do tipo LDL (colesterol ruim), além disso, o consumo da gordura trans pode influenciar no risco de desenvolvimento de doenças cardíacas coronárias.

A manteiga, ao contrário da margarina, é pobre em gordura trans, porém rica em ácidos graxos saturados, que são lípidos de origem animal. De acordo com a RDA (Recommended Dietary Allowances), o consumo de gordura saturada deve ser limitado a 10% das calorias totais ao dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares.

Tanto gorduras saturadas, quanto insaturadas oferecem benefícios e malefícios à saúde, porém há uma terceira categoria que não é recomendável: as gorduras trans.

Uma opção para incluir produtos que sejam fontes vegetais de gordura e diminuir o risco de alteração no perfil lipídico, é substituir a manteiga por “margarinas light”, que possuem alto teor de água e por isso são reduzidas em gorduras e calorias se comparadas a margarina normal, ou ainda substituir as demais opções por manteiga Ghee que é um tipo de manteiga clarificada, muito usado na culinária indiana, feito com leite de vaca ou de búfala, sendo considerada uma gordura mais saudável do que a manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos.

Francine Lima do canal Do Campo À Mesa produziu um vídeo super interessante sobre o assunto.

Fonte: Vitao Alimentos Integrais

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s