Conheça os 4 tipos de Merengue: Françês, Suíço, Italiano e o Vegano

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Hoje vamos falar da produção mais encantadora da gastronomia, o merengue. Uma nuvem brilhante e doce muito utilizada na confeitaria, e com quarto tipos diferentes de preparação. Merengue nada mais é do que a junção da clara de ovo com o açúcar, tem gente também que acrescenta sabor ao merengue utilizando baunilha ou suco de limão. A textura final vai depender muito da proporção de açúcar que você colocará. Quanto menos açúcar mais leve e mole ficará o merengue, quanto mais açúcar, mais firme ele ficará. Por isso precisamos segui a riscas algumas dicas valiosas.

Qual é o melhor para suspiros? Qual é o melhor para decorar bolos e tortas? Não, só quero saber o mais simples, para comer com morango. Calma, gente! Vamos esclarecer tudo nesse post.

Merengue Françês: É o mais conhecido entre os merengues, e por ser fácil de preparar ele não é estável. Muito utilizado na preparações de suspiros ou para acompanhar uma bela salada de frutas. 

  • No recipiente bata as claras até dobrar de volume, depois acrescente o açúcar aos poucos. A quantidade de açúcar é sempre o dobro da quantidade da clara (50g de clara para 100g de açúcar ou 1 clara para 2 colheres de sopa de açúcar) Forme suspiros e leve ao forno rapidamente.

Merengue Suíço: É o preparado em banho-maria. Por ser bem estável é o ideal para decorações de tortas e bolos.

  • Em um recipiente misture as claras com açúcar (1 clara para 2 colheres de sopa de açúcar) e leve para o banho-maria, mexendo sempre até você perceber que o açúcar foi totalmente dissolvido. Em seguida leve para batedeira, e bata até que o merengue fique frio e triplique de volume.

Merengue Italiano: É o conhecido como merengue “cozido”. Cozido por causa da calda de açúcar que ficar com a temperatura entre 121 e 151° graus. Esse Merengue é o único que pode ser armazenado por algumas horas, pois é o mais estável e seguro de todos. É Ideal também para decoração e para dar leveza a mousses.

  • Calda de açúcar: Em panela adicione 4 colheres de sopa de açúcar com 2 colheres de sopa de água (por clara). A calda teve está em ponto de bala, quando pingado em copo de água, a calda fica maleável. 
  • Bata as claras até forma uma espuma, logo em seguida adicione a calda em fio batendo sem parar até o merengue esfriar.

DICAS:

  • Passe limão no vasilha onde você vai bater as claras. Limpe com papel toalha em seguida! Isso tira qualquer resquício de gordura impregnado na vasilha, fazendo as claras crescerem mais. 
  • A clara deve estar livre de resíduos de gema.
  • Use utensílios limpos e secos.
  • Os ovos teve está em temperatura ambiente.

                                                                          ⚠ Atenção veganos ⚠

Sabe aquele líquido que sobra na panela quando se cozinha grão de bico em casa. Ele mesmo. Ou o líquido que acompanha grão de bico enlatado? Então, dar para preparar merengue, suspiro e vários outros pratos.

Até a próxima! 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s